O uso de Drones na agricultura

Uso de Drones na agricultura

Imagem: Melaços Brasileiros

Drones, também conhecidos como VANTS, Veículos Aéreos Não Tripulados, como o próprio nome já define, são nada menos do que um aparelho não tripulado que pode ser manobrado com o uso de um controle, e que apesar de ser inicialmente utilizado para fins militares, atualmente, se aplica a diversas atividades, como por exemplo, a agricultura.

O uso de Drones na agricultura tem se tornado cada vez maior, principalmente devido ao desenvolvimento da agricultura de precisão, aos investimentos em novas ferramentas e à facilidade e mobilidade de seu uso. Dentre suas aplicações estão:

• Análise de plantação
De acordo com o Globo Rural, essa é uma das principais aplicações dos Drones na agricultura. Para este fim, os Drones sobrevoam a área de plantação e tem a função de identificar pragas, doenças e outras recorrências, como por exemplo, falhas de plantio. Para que seja possível a realização da análise, um software é associado ao Drone e todas as imagens captadas pelo mesmo são armazenas neste software.

• Acompanhamento do desenvolvimento da safra
Semelhante ao uso anterior, o Drone sobrevoa a plantação e capta fotos da lavoura, que são armazenas e disponibilizadas para que se possa observar as condições da lavoura e seu desenvolvimento.

• Pulverização
Ainda em desenvolvimento, existem alguns modelos de Drones sendo testados para a pulverização de produtos nas lavouras, o que, ainda segundo o Globo Rural, pode ser mais eficiente e seguro, pois não é necessário um piloto embarcado.

Imagem: Drones ES

Imagem: Drones ES

 

Além das aplicações mencionadas, os Drones ainda podem ser utilizados em atividades topográficas, no monitoramento de incêndio e desmatamento, telemetria, dentre outros. A utilização de Drones oferece diversas vantagens, entre elas estão a precisão e a possibilidade de monitorar a lavoura com maior frequência e menor custo, a redução do tempo de operações (principalmente em áreas de menor extensão), e por fim, o custo beneficio da aquisição do produto.

 

Fontes:
Globo Rural. 15 usos de Drones na agricultura e na pecuária. Disponível em <http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Pesquisa-e-Tecnologia/noticia/2015/05/15-usos-de-drones-na-agricultura-e-na-pecuaria.html>.

Omega Nutrição Vegetal. Benefícios no uso de Drones na agricultura. Disponível em <http://omegafertil.com.br/uso-de-drones-na-agricultura/>.
PIX FORCE. Drones na agricultura: tudo sobre a tecnologia que está mudando o setor. Disponível em <http://pixforce.com.br/drones-na-agricultura/>.
TECHTUDO. O que é Drone e para que serve? Tecnologia invade espaço aéreo. Disponível em <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/10/o-que-sao-e-para-que-servem-os-drones-tecnologia-invade-o-espaco-aereo.html>.