Comece a programar utilizando 4 ferramentas gratuitas

Programação

Programação se resume em um conjunto de instruções para que o computador execute uma ação determinada. Muitas pessoas querem começar a programar mas umas das primeiras perguntas que surgem é: POR ONDE COMEÇAR? Bom, há muitas ferramentas que auxiliam nesse primeiro processo que é começar o mundo da programação, entender como muito fuciona e depois se aprofundar em coisas mais complexas. Para te ajudar, selecionamos 4 ferramentas que poderão te auxiliar nesse momento e o melhor de tudo é que são ferramentas gratuitas.

 

Agora, conheça as 4 ferramentas para começar a programar!

 

Programar usando Hour Of Code

Fonte: Studio.Code

Hour of Code

Em 2016, houve a campanha da Semana do Ensino da Ciência da Programação e nela, surgiu a plataforma chamada Hour of Code, que é uma plataforma que ensina a programar de forma simples, além do computador, você pode utilizar papel e caneta para escrever os algoritmos.

Programar usando Scratch

Fonte: Wired

Scratch

Os criadores são Media Lab, e é uma ferramenta de programação voltada para criação de animações e jogos. São bloquinhos que se encaixam para formar o comando, por ser bem visual e de fácil entendimento, crianças podem facilmente utilizar esse tipo de ensino.

Programar usando Try Ruby

Fonte: TeamGasLight

Try Ruby

Para pessoas que não possuem um conhecimento do computador, o Try Ruby é muito eficiente, visto que, não há necessidade do usuário ter uma alta performance em frente a máquina. Com ele, é possível aprender os principais conceitos da programação, fazendo com o que o entendimento fique muito mais fácil e na hora de pôr em prática, não haja tanta dificuldade.

Programar usando Blockly

Fonte: Hdcstm

Blockly

Usuários que ainda tem um pouco de dificuldade de inglês (apesar que nessa área de programação, o inglês é fundamental) existe o Blockly, uma espécie de quanta cabeça onde se encaixa os bloquinhos para a personagem principal chegar ao seu destino, é claro, os bloquinhos são encaixados utilizando um algoritmo, muito bom para quem quer começar a entender programação mas não quer escrever por enquanto linhas de códigos.
Agora que você conhece 4 das milhares de plataformas existentes que te ensinam os primeiros passos para a começas a programar, não há mais desculpas para não entrar nesse mundo da tecnologia e programação.

 

Referências:

Disponível em: <https://super.abril.com.br/blog/superlistas/9-ferramentas-gratuitas-para-voce-aprender-a-programar/amp/>

Disponível em: <http://www.programacaoprogressiva.net/2012/08/serie-comece-programar-2-o-que-e.html?m=1>