Análise de dados na agricultura de precisão

Agricultura de precisão implementa o uso de tecnologia no campo e destaca a importância da análise de dados para o sucesso das atividades

Imagem: Mundo Clima

 

A análise de dados, atividade que tem como objetivo a coleta e organização de dados de forma a fornecer informações úteis para o processo de tomada de decisão, é uma das etapas mais importantes da agricultura de precisão, pois é a partir do resultado da análise de dados que as atividades agrícolas serão planejadas e executadas.

Na agricultura de precisão, os dados são coletados por meio de sistemas compostos de hardwares e softwares, como o GNSS, Sistema Global de Navegação por Satélite (que abrange os sistemas de navegação GPS, Sistema de Posicionamento Global, e GLONASS, sistema de posicionamento russo), e o Sistema de Informação Geográfica, SIG. Além desses sistemas, os dados também podem ser coletados por meio de sensores acoplados às máquinas e implementos agrícolas e amostragens georreferenciadas.

O SIG, especialmente, é um software que permite trabalhar com a organização, edição, análise, visualização e armazenamento de dados georreferenciados. Dessa forma, o produtor ou gestor pode ter total acesso a informações sobre a área de produção, tais como a produtividade e os teores de nutrientes no solo.

Na agricultura de precisão os dados georreferenciados são transformados em mapas de variabilidade, fundamentais na agricultura de precisão, que apontam a situação atual da área em relação à produtividade, teor de nutrientes, pH, compactação do solo e outros aspectos. Esses mapas devem analisados por um profissional capacitado de maneira minuciosa, visto que um erro de análise pode resultar em uma recomendação equivocada e isso pode prejudicar o desempenho produtivo da lavoura e ao aumento dos custos.

 

Modelos de mapas na agricultura de precisão

Imagem: Geaap Agrociência

 

Atualmente existem softwares, como o Falker, que são utilizados na geração de mapas e o InCeres, que processa dados e trabalha na geração de mapas de recomendação em tempo real.

Benefícios de uma boa análise de dados na agricultura de precisão

Quando a análise de dados dos mapas de variabilidade é feita de maneira correta é possível tomar decisões de maneira mais precisa, otimizar a produção agrícola, visto que cada parcela da propriedade será tratada de maneira individual e será manejada de acordo com suas necessidades, ainda é possível reduzir os custos com insumos agrícolas e por fim, o manejo adequado da área produtiva pode melhorar o ambiente, considerando o menor uso de defensivos agrícolas.

 

Fontes:

Escola Edti. Como fazer uma boa análise de dados. Disponível em <http://www.escolaedti.com.br/como-fazer-uma-boa-analise-de-dados/>.

GAAF – Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta. Agricultura de precisão pode monitorar o campo de forma completa. Disponível em <http://pesquisa.unemat.br/gaaf/noticia/49/agricultura-de-precisao-pode-monitorar-o-campo-de-forma-completa>.

InCeres. Agricultura de precisão e suas vantagens. Disponível em <http://inceres.com.br/agricultura-de-precisao-e-suas-vantagens/>.

MAPA. Agricultura de precisão. Boletim técnico, Brasília, DF, 2009. Disponível em <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/insumos-agropecuarios/arquivos-publicacoes-insumos/agric_precisao.pdf>.

Mundo Clima. Agricultura de precisão: saiba o que é e quais são os benefícios. Disponível em <http://blog.mundoclima.com.br/agricultura-de-precisao-saiba-o-que-e-e-quais-sao-os-beneficios/>.

O conhecimento. Agricultura de precisão: a gestão do conhecimento da terra. Disponível em < https://www.oconhecimento.com.br/agricultura-de-precisao-a-gestao-do-conhecimento-da-terra/>.

SENAR. Programa agricultura de precisão. Agricultura de precisão na distribuição de corretivos e fertilizantes. Módulo 1. Disponível em < https://pt.slideshare.net/almeidals/apr3-modulo1-agricultura-de-preciso>.