Mercado de Trabalho: Agronegócios

Agronegócios

Agronegócios

O Agronegócio é um setor da economia de grande relevância para o Brasil, principalmente devido suas contribuições para a economia do país. O setor de Agronegócios tem crescido cada vez mais, principalmente com a implementação de ferramentas tecnológicas para melhor planejar e executar a produção agropecuária. Com isso, o mercado de trabalho para o Agronegócio tem se tornado mais exigente e demanda profissionais mais especializados.

De acordo com o Guia do Estudante, o profissional de Agronegócios “lida com aspectos administrativos, financeiros, econômicos e sociais envolvidos no negócio do campo”, diferente de outros profissionais do setor, que atuam de maneira mais prática e no processo de produção agrícola e pecuário. O profissional de Agronegócios é responsável pelo gerenciamento das atividades agropecuárias e está envolvido em atividades como:

• Administração rural
• Consultoria
• Planejamento da produção
• Cultivo e produção
• Controle de qualidade
• Vendas
• Políticas públicas

Além disso, é o profissional de Agronegócios o responsável por planejar e definir as estratégias produtivas para as lavouras e atividades pecuárias, bem como estabelecer a mão de obra e os insumos necessários à produção, e realizar o controle de custos das atividades.

O profissional de Agronegócios, além de estar apto a trabalhar com as áreas básicas da cadeia de produção como a agricultura, a pecuária, as atividades florestais, dentre outras, ainda pode desenvolver atividades industriais em produtos alimentícios e não alimentícios, desempenhando atividades relacionadas à administração de insumos, produção, comercialização dos produtos e contabilização dos custos.

Ademais, alguns setores do Agronegócio se destacam e se tornam áreas promissoras para os profissionais do setor, como é o caso das seguintes:

• Comércio e relacionamento internacional
• Logística e produtividade
• Gestão de riscos no agronegócio
• Proteção financeira e derivativos
• Design e sustentabilidade de máquinas agrícolas

De maneira geral, pode-se afirmar que o mercado de trabalho para o profissional de Agronegócios é amplo, permite que o mesmo possa escolher e se aperfeiçoar nas áreas que mais tem interesse. Além disso, com o constante crescimento do setor e com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do uso de tecnologia em suas atividades, a demanda por profissionais bem capacitados pode se tornar ainda maior.

 

Fontes:

Farmnews. Dados do mercado de trabalho no agronegócio nacional. Disponível em <http://www.farmnews.com.br/pesquisa-e-desenvolvimento/mercado-de-trabalho-no-agronegocio/>.

Guia de Carreira. Saiba mais sobre o curso de agronegócios. Disponível em <http://www.guiadacarreira.com.br/profissao/curso-de-agronegocios/>.

Guia do Estudante. Agronegócios e agropecuária. Disponível em <https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/agronegocios-e-agropecuaria/>.

Mercado em Foco. Oportunidades para formados em agronegócio. Disponível em <http://mercadoemfoco.unisul.br/oportunidades-para-formados-em-agronegocio/>.

STARTAGRO. Quais são as profissões do futuro no agronegócio (e por que você deve se preparar um novo mercado). Disponível em <http://www.startagro.agr.br/quais-sao-as-profissoes-do-futuro-no-agronegocio-e-por-que-voce-deve-se-preparar-um-novo-mercado/>.